quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aprendendo num Click - relato reflexivo

Relato Reflexivo

Tive a impressão de voar no tempo das tecnologias digitais com este oportuno curso de Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. Já tinha familiaridade com a máquina sob dois aspectos: profissional, como ferramenta de trabalho na leitura do Diário Oficial e impressão de publicações administrativas, PRODESP, GDAE, leitura de e-mail, confecção de planilhas, etc. e doméstico, nas compras pela internet, consultas a saldos bancários e pagamentos de contas, pesquisas diversas, redes sociais, entre outras atividades decorrentes do nosso dia a dia.
Este curso representou uma nova dimensão na aquisição de conceitos e conhecimentos para produção de texto e construção de blog, principalmente em relação a este último, que foi uma nova conquista. Como trabalho numa escola localizada em área de risco e grande exclusão social, tenho uma proposta de emprego destas tecnologias no cotidiano escolar. A Construção de blog como meio de interação entre alunos, professores e equipe gestora seria um passo interessante e daria melhor utilidade aos equipamentos disponíveis na Unidade Escolar destinados aos alunos. Seria como um rompimento de barreiras em sala de aula e se tornaria numa estratégia motivadora da aprendizagem, incentivando o letramento através da leitura e escrita em todas as disciplinas. Tenho até sugestão para o título do blog: “Vivências Escolares - Aprendizagens Compartilhadas”.
Enfim, o curso permitiu a troca de experiências, promoveu reflexões e interações diversas, ampliou meus horizontes e transmitiu o que se propunha: letramento através da leitura e escrita em contexto digital. Vale aqui citar o famoso provérbio chinês: “é necessária toda a aldeia para criar cada criança”.

Um comentário: