quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ler e Aprender

O QUE É TEXTO?
Segundo Ziraldo, ler é melhor que estudar. Quantas  verdades embutidas nesta frase!  É aí que reside o nó da questão. O que é texto? Como se constrói  os seus sentidos? Seriam os textos apenas composições ou agrupamentos de palavras com finalidades inumeráveis? Seria uma ocorrência linguística, escrita ou falada, sociocomunicativa, de qualquer extensão?
Ao final de tantas indagações chega-se a conclusão de que texto (escrito, oral, visual), é toda construção cultural provida de significado e com finalidades, como a de informar, emocionar, transmitir conhecimento. De um texto pode surgir outro e mais outro e outro, enfim, a intertextualidade se faz presente na vida de quem lê, escreve, ouve, vê, nos remetendo ao passado ou apontando para outros no futuro.
Para compreender e construir os sentidos do texto, há de se interagir com as palavras, com os argumentos, com o autor e distinguir o seu conteúdo, entre muitas outras ações. São várias as capacidades focadas, que vão, desde a decodificação até sua perfeita compreensão. Sem conhecimento da escrita, do alfabeto, das relações entre grafemas e fonemas e visão geral(sacada), não haverá facilidade de compreensão nem de construção de sentidos do texto.
(por Valdice - maio/2012 - Leitura e Escrita na Contemporaneidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário