sexta-feira, 4 de maio de 2012

Minhas experiências pedagógicas


Minhas experiências pedagógicas

Como aluna: para chegar “lá” a regra era estudar e estudar. Não havia escolha: era ler ou ler. E cheguei “lá”. Canudo na mão e cabeça cheia. Estudei na época do “milagre” e a escola era tida como seletiva. Muitos paravam no meio do caminho ....

Como professora: esta “experiência” começa exatamente no auge do milagre – 1973! Tempos em que a “economia” estava em primeiro lugar e a "educação" ... nem tanto!
Os meus métodos, hoje, seriam considerados arcaicos ( pois alguns entendidos pregam a filosofia de que o aluno deve escolher o que quer aprender - nada contra), mas eram estratégias ditadas de modo geral. Meus alunos tinham que ler e escrever. E muito! Nem todos podiam adquirir o livro didático e como dava aulas de matemática ... faltava giz para tanta “escrita”. Os cadernos dos alunos se assemelhavam a livros, de tão bem feitos e organizados. E valiam “nota”.  Eu era uma tirana? Bem, recebi muitos agradecimentos de ex alunos depois. Hoje os encontro excelentes profissionais: professores, advogados, vendedores, médicos ... daí  a concluir-se que a ascensão de cada um está  exatamente na leitura e escrita e principalmente no prazer de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário