sábado, 14 de abril de 2012

Meu livro inesquecível

Tive uma infância muito humilde, meus pais eram analfabetos, minha mãe ainda é e meu pai aprendeu a ler no antigo MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização para tirar a Carteira de Habilitação e comprar um táxi,  conseguiu e exerce a profissão  na Estação Rodoviária daqui de minha cidade. Para  ele ler e escrever foi uma das coisas mais importantes que aconteceu em sua vida, colocava toda a família no carro e saia lendo todas as placas dos carros e anúncios  que encontrava pela cidade, quando um passageiro esquecia uma revista ou um livro no carro chegava em casa com o livro como se tivesse encontrado um diamante,  isso é algo que nunca vou esquecer.
Num belo dia passou um vendedor de livros na rodoviária e ele comprou um Atlas imenso e da capa dura,  foi um  presente inesquecível (ainda guardo muitas páginas dele),  nele viajava para todos os países do mundo sem sair do lugar. Acho que é por isso que tenho esse gosto pela geografia, aprendi a ler mapas mesmo antes de saber ler e escrever, meu pai lia para mim e contava histórias que  tenho certeza, muitas eram inventadas.
Um outro presente que ganhei foi uma lousa, ainda a tenho, lá ele me ensinou o “ a – e – i – o – u e o abc” ( ele fala desse jeito ), como brinquei de professora com essa lousa,  quando entrei na escola já sabia ler e escrever muitas palavras, o que o deixava  orgulhoso.
Esse exemplo ele continua dando até hoje aos 73 anos, em seu carro ou em casa nunca falta algo para ler, seja livro, jornal, revista ou a bíblia.
Regina Laurenti - professora de geografia.

5 comentários:

  1. O seu depoimento está emocianante e muito lindo. O que conseguimos com esforço tem muito mais valor para nós. O meu desejo é que você curta o seu pai por muitos anos ainda como o seu melhor exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Não ha processo educativo, mesmo informal, se não houver envolvimento e dedicação. E as diversas histórias que participamos uns aos outros em nossos grupos de trabalho evocam a emoção contida em cada episódio de constituição da leitura e escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, ler é uma das coisas mais emocinantes da vida.
      Abraço - Regina

      Excluir
  3. Regina adorei seu depoimento, como a gente era feliz e não sabia, nossos maiores presentes foram livros, hoje a moçada ganha aparelhos eletronicos de última geração e não dão valor, como a gente era feliz...

    ResponderExcluir
  4. Estimulante o seu depoimento sobre sua infância, sabe, meu pai nunca terminou o ensino fundamental II, antigo ginasial, mas estudou dois filhos na faculdade e sabe fazer contas de porcentagem na mente, algo que não tenho condição de fazer, pois essa competência não foi explorada quando eu estudei e não faz tanto tempo assim. Em compensação, quanto à leitura de livros, sempre fui estimulada a lê-los.

    ResponderExcluir