sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ler e escrever é só começar...

Minha história de aproximação da leitura e escrita se deu por meio da dedicação de meu querido pai, pois já na escola no 1º ano, eu encontrei uma grande barreira para aprender a ler e escrever, e minha professora não ajudou muito, eu tinha muito medo da referida professora. Então papai, chegava do trabalho e trazia o jornal, sentávamos no chão da sala da minha casa e papai recortava letras formando palavras e aos poucos fui entendendo como ler e escrever, papai não tinha estudo, havia frequentado uma escola rural por 3 anos em sua humilde e modesta infância; porém papai me alfabetizou, e por muito tempo lia estórias de livros infantis todas as noites.
Certa vez ainda nos meus 7 anos, já lia com algumas dificuldades e ganhei a coleção de Monteiro Lobato, livros lindos de capa dura vermelha, uma grande surpresa proporcionada pela minha madrinha, daquele dia em diante foi uma maravilha, nos primeiros dias em companhia dos livros papai lia as estórias mas logo eu começei a ler sozinha e contar para o papai quando ele chegava eu lia de dez a quinze páginas por dia, a cada dia a curiosidade em saber os acontecimentos da estória ficava maior e meu gosto pela leitura aumentava. Assim acabei lendo todos os livros na minha infância.
Quando entrei na 2ª série minha professora era apaixonada por leituras  saudosa D.Helena, devo muito a ela mas principalmente ao meu pai pelo incentivo e dedicação.
Hoje gosto de ler atualmente estou revisitando o livro:  O Pequeno Príncipe para trazer novamente para a minha atual realidade " Vovó".

3 comentários:

  1. Com seu depoimento pude conhecê-la melhor. Ver o quanto a família é importante na vida das pessoas. Com esforço tudo se consegue e é bom ter sempre em mente aquela frase d'"O pequeno prícipe": "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e daquela irrefutável verdade: "quem ama, educa!"

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Valdiceyes, penso que desde de sempre a família têm um papel importante na formação dos filhos, pois a estimulação a leitura começa na família, através da contação de estórias, mesmo quando pai e mãe não possuem formação acadêmica, ao conversar e contar estórias acontecem os primeiros indícios de leitura e escrita, ou não?

    ResponderExcluir
  3. Percebo que seu pai foi muito importante no seu processo educativo, o meu também é minha referência.
    Beijos!!
    Regina

    ResponderExcluir